Daron nasceu em 18 de Julho de 1975 em Hollywood, Califórnia, EUA como filho único de um pai iraquiano - arménio Vartan Malakian e uma mãe iraniana - arménia Zepur Malakian.
Desde muito cedo, Malakian mostrou interresse no heavy metal: aos 4 anos um primo afastado mostrou-lhe uma gravação dos Kiss e ele adorou. Malakian começou então a ouvir Van Halen, Iron Maiden, Judas Priest, Motörhead e Ozzy Osbourne.
Em sua infância, ele também tornou - se um adepto da LA Kings Hockey Team, uma equipa de hóquei.
Daron sempre quis tocar bateria, mas os pais ofereceram-lhe uma guitarra. Quando era adolescente ouvia Slayer, Venom, Metallica, Pantera, Sepultura e Cannibal Corpse. Por volta dos 17 anos começou a interessar-se por The Beatles e Peter, Paul and Mary, que o influenciaram como compositor.
Tal como Serj Tankian e Shavo Odadjian, Malakian frequentou a Rose & Alex Pilibos Armenian school.
System of a Down
Daron e Serj Tankian conheceram-se em 1993, na escola onde estudavam, em Hollywood. Tankian era teclista de uma banda e Malakian era vocalista de outra banda. Eles formaram uma banda chamada Soil, e mais tarde, conheceram Shavo Odadjian. A estes três juntou-se Andy Khachaturian na bateria, mas depois de John Dolmayan ter susbtituido Khachaturian, devido a uma lesão na mão, Tankian, Malakian e Odadjian decidiram que Dolmayan se adequava melhor ao som da banda. O nome System of a Down tem origem num poema de Malakian chamado Victims of a Down. Shavo achou que System ficaria melhor e que chamaria mais atenção.
Outros Projetos
Malakian co-produziu os álbuns do System of a Down em parceria com Rick Rubin. Produziu também os álbuns das bandas as The Ambulance e Bad Acid Trip.
Recentemente começou a sua própria gravadora, a EatUrMusic. Malakian e Dolmayan têm um projecto chamado Scars on Broadway, com John Dolmayan na bateria.
Em 2003 Malakian jogou, com outras celebridades, o Celebrity Baseball Game in Hollywood. Sobre este jogo, Malakian escreveu a canção Old School Hollywood.
Malakian gosta de deixar bem claro que a sua banda não segue ninguém: “Muitas bandas seguem Korn. Nós não somos essas bandas, mas respeitamos Korn, por terem sido originais. É uma pena que tanta gente sinta que deve imitá-los. Eu penso que os nossos fans têm confiança em nós e esperam algo diferente da nossa parte, o que é cool, porque nos deixa a porta aberta para seguirmos em qualquer direcção.”
Atualmente, Malakian vive em Glendale, Califórnia. Tem familiares no Irã e no Iraque, uma vez que os pais nasceram nestes países, mas imigraram para a América. Malakian visitou ambos os países. Gosta de colecionar velas, tapetes persas, hooka´s (uma espécie de cachimbo árabe), instrumentos e crânios.
Daron ficou em 3º lugar na lista de melhor guitarrista do ano, publicado na Metal Edge Magazine.
EatUrMusic
EatUrMusic pertence á Sony e começou a funcionar em 2003. É pouco activa, devido aos muitos projectos de Malakian e também porque ele só assina contrato com bandas que confia verdadeiramente. A primeira banda a assinar contrato com a editora foi a banda de punk metal Amen. Segundo alguns rumores, o primeiro álbum de Scars on Broadway irá ser apresentado por esta editora.
Discografia
System of a Down
1998 - System of a Down
2001 - Toxicity
2002 - Steal This Album!
2005 - Mezmerize
2005 - Hypnotize
Scars on Broadway
scars on broadway é o nome do novo projeto do guitarrista do system of a down Daron Malakian e do baterista também do system of a down John Dolmayan.
Curiosidades
Em uma entrevista, Daron disse que uma de suas maiores influencias na guitarra é o Dave Murray do Iron Maiden.
A sua guitarra preferida é uma Ibanez Iceman IC300(ele a encomendou), mas ele também ama a sua 1966 Gibson ES*335;E, atualmente, usa uma Gibson SG 61’ Reissue
O pai dele, Vartan Malakian, é pintor, e é ele que pinta as suas guitarras;
Quando criança, tinha sonhos com os pais tomando chá com Ozzy Osbourne;
Ele gosta de trocar os móveis dos hotéis de lugar, para confundir as camareiras;
Ele gosta de bandas como Motörhead, Iron Maiden, Cannibal Corpse, The Kinks e Metallica.
Ele gostava do baterista Keith Moon, e queria se tornar um baterista, mas como seus pais não tinham dinheiro para lhe comprar uma bateria, ele se divertia tocando Def Leppard em potes e panelas, enquanto aprendia guitarra;
Começou a tocar guitarra por volta dos 12 anos de idade;
Ele detesta rótulos e odeia quando rotulam o estilo do SOAD, principalmente quando é como Nu metal;
Ele não quer ser um bom exemplo pra ninguém. Ele quer que todos sejam livres e corram riscos, mas que cada um tenha a sua cabeça. Que não sigam ele, porque ele já fez muitas coisas idiotas que nenhum jovem deve fazer;
Ele diz que o rock o salvou de ser um grande idiota;
Segundo ele, até hoje ainda gostaria de tocar bateria
Quando ele fica estressado ou chateado, costuma tirar as roupas, como fez no Festival Lowlands, na Holanda, quando sua guitarra parou de funcionar (“Isso é tão antiprofissional…” foi o que Serj disse nessa confusão);
Segundo ele, muitas bandas são superficiais e posers, por isso é que ninguém vê a música como arte;
Ele gosta de Hóquei;
Tem sua própria camiseta com “Malakian#13” escrito (pode ser vista no clip Toxicity);
Ele gosta da Madonna, Iggy Pop e Prince;
Ele tem medo do Garth Brooks;
Ele costumava tocar guitarra por até 10 horas seguidas todos os dias até se tocar e dizer “Eu tenho que comer alguma coisa”;
Não gosta de assistir televisão, exceto jogos de Hóquei;
Ele gosta de Basebol;
Diz que, apesar de seus atos no palco, ele é muito tímido;
Antes ele tomava muitos calmantes agora ele prefere meditar;
Daron não Gosta de Nu Metal, mas gosta de algumas músicas do P.O.D;
Ele é meio anti-social;
Normalmente fica dormindo durante as viagens de ônibus, até chegar, nos locais onde o System of a Down ira tocar;
Ele pinta algumas unhas de preto;
Ele diz que a música Psycho faz as garotas rirem, mesmo achando que a guitarra esteja chorando;
Ele nasceu em Los Angeles, mas seus pais nasceram na Armênia, e ele ainda vive na mesma casa desde os 11 anos de idade;
Ele diz qualquer coisa que lhe dá na cabeça;
Ele gosta de sitcoms como All my children e Three is company.
Suas duas músicas favoritas são Sailing de Christopher Cross e Sultans of swing de Dire Straits.
Durante as filmagens de Chop Suey!, ele cantou I Will Always Love You de Whitney Houston e Starway To Heaven do Led Zeppelin;
Seu instrumento favorito é a bateria.
Daron se diz um cara um tanto estranho. Com o sucesso imediato do SOAD, ele sofreu crises de pânico, resolvidas com meditação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário